sexta-feira, 3 de junho de 2011

Violência escolar

Violência escolar?

A violência escolar vem crescendo a cada dia. A população assim como os professores se pergunta: o que está acontecendo? Há aqueles que dizem saudosamente: antigamente era bem diferente, não tinha está violência toda nas escolas. Mas o que houve de fato para a violência crescer tanto? Onde está a goteira de violência que parece respingar dentro das escolas de forma gradativa, inundando o ambiente escolar de agressividades. Por vezes, quando um educando passa do limite, ouvimos a seguinte frase, tão comum que nem paramos para analisá-la: (- Sua mãe não te deu educação não?) Parece normal esta frase, e é comum escutarmos ela nos corredores das escolas, nas ruas em qualquer situação onde um menor, ou até mesmo adulto passa dos limites. Esta fala expressa o foco real da crescente violência nas escolas. Pois quando a pergunta é feita, a resposta de nossa sociedade atual é: Não, a mãe não deu a educação, ela não teve tempo. A mãe perdeu o seu tempo de educar. Nos dias de hoje, ela mal amamenta o filho, e corre pro trabalho; deixando a criança a ser educada, por creches, por terceiros. Raramente, as crianças de hoje aprendem com as mães. A família está mudada, valores importantes estão sendo perdidos. Crianças estão perdendo suas referências familiares e valores morais. A mãe trabalha pra sustentar o filho, que às vezes nem conhece o pai, ou se conhece, sente na pele a dificuldade social a qual vivem. A violência nas escolas ira diminuir o dia que ao perguntarmos: - Sua mãe não te deu educação? A resposta for: (“- Sim, ela me educa, minha mãe trabalha, mas tem tempo para ser mãe. ) De anos em sala de aula, por inúmeras vezes eu ouvia: (“- Professora, minha mãe sai de casa às seis da manhã, e só volta a noite, nem eu vejo ela; a senhora quer ver? ) Violência social gera violência nas escolas, políticas familiares podem ser o remédio para diminuir a violência escolar.

Um abraço a todos!

4 comentários:

Antonio José Rodrigues disse...

Luciene, esta é uma discussão que merece ser evidenciada: a violência nas escolas está se tornando banalizada. Aqui no nosso campus um aluno foi expulso no mês passado por estar portando arma dentro da instituição. Onde vamos parar, então? Quando fiz minha pós graduação o tema do TCC foi "Educação e Violência", onde tento explicar alguns pontos da violência em função do grau de instru~ção. Beijos

Ronperlim disse...

A violência é tema de discusão e de estardalhaço midiático. Tem ganhado espaço a violência escolar neste último, mas muitos são os fatores que contribuem para que a garotada esteja meio perdida, sem rumo certo.

A responsabilidade não é somente dos pais, mas de toda uma sociedade que não se organizou em torno de valores morais. Valoriza-se mais o consumo que o ser.

Este tema é complexo e poderia enumerar uma lista enorme de fatores.

Abraço!

Maria do Rosário disse...

Passei por aqui para conhecer seu Blog, retribuir seu carinho e te seguir.

Um forte abraço.

PS. Sobre a violência prefiro não tomar partido, muitos conceitos precisam serem avaliados.

Bento Sales disse...

Luciene, a escola é o reflexo da sociedade e humanidade. A violência poderá até diminuir, mas nunca acabará porque é nata e inerente ao homem.
Agora numa sociedade (governo) acéfala e irresponsável como a nossa, a tendência é se exacerbar cada vez mais.

Gostei muito do tema, professora, sempre acerta na escolha.
Parabéns pelo ensaio, muito pertinente!

Abraços!