sábado, 28 de maio de 2011

Ser humano nota dez



Hoje me lembrei do meu professor de Francês da faculdade. Estudei com ele por um ano apenas. Não posso abraçar a língua francesa e me apoderar de todos os teus vocábulos, mas algo aprendi com ele, para jamais esquecer.
Em uma aula ele diz: Luciene nous examinos la preuve cette semaine!


Eu desesperada por pensar nada saber falei: Louiz Morice eu não sei falar francês, custo copiar, escrever, é complicado, pense falar?


Ele apenas sorriu para mim, e saiu da sala. O horário do almoço chegou e eu deixei a sala para ir ao R.U. No caminho notei que alguém se aproximava rapidamente. Ao olhar para o lado era ele, meu professor de francês, me fazendo perguntas: onde eu iria almoçar? O que eu iria comer?Quanto eu pagaria? Qual o meu prato favorito?


Ele me fazia todas estas entre outras perguntas, todas em francês, e quando eu respondia em português, ele repetia a mesma pergunta até eu falar em francês. E assim caminhei com ele uns duzentos metros, ficamos numa fila pequena, e ele continuou questionando. Quando entramos no restaurante, avistei os colegas de turma que acenavam para mim naquele gesto: LU almoça aqui conosco!


E eu colocando a comida já me preparando para ir ao encontro dos colegas e almoçarmos juntos. Ouvi meu professor, que se aproximou, mais uma vez a dizer: Luciene votre évaluation orale est de huit.


E eu, respondi: mas como eu tirei oito se eu nem fiz a prova? Ele me olhou e disse: o teu medo adiantou a sua prova, poderia ter tirado um dez.


Desde aquele dia, aprendi que; aquilo que ainda não sabemos, devemos conhecer, avaliar e tentar entender, e não simplismente dizer: Eu não sou capaz. Todos somos capazes de aprender, e o tempo, é o melhor aliado do aprendizado. Ainda não sou e nem serei dez em Francês, mas meu professor estava corretíssimo.


O dia a dia em sala de aula me ensinou um oito, e um pouco mais de dedicação e observação me traria um dez. Somos os reflexos daquilo que buscamos, daquilo que plantamos, e só não colhemos o melhor de nós mesmos, se não soubermos esperar, avaliar, entender, analisar, concluir e finalmente estar pronto; para ser um dez.


Um abraço a todos!





5 comentários:

jorgil disse...

Um abraço e um dez para o seu blog!
A bientôt.

Ingrid disse...

é isso aí..
muito legal!
beijos e boa semana..

vieira calado disse...

Non... rien de rien...

je ne regrette rien!...


Bjsss

Breno Melo disse...

Olá, Luciene! Que belo blog, mto bonito! É um prazer passar por aqui...

Sobre o post, q bom q há pessoas assim, como o seu professor de Francês. Sorte sua, ou melhor, sorte deste mundo, q tem poucas pessoas assim...

Ele certamente tem outros alunos q gostam dele. ;)

Tenha um ótimo dia!

Bento Sales disse...

Luciene, sempre temos que tentar o "dez" porque poderemos conseguir somente nove, mas já é o suficiente para nos motivar para continuarmos tentando.
Às vezes, com o incentivo do professor, o aluno passa a gostar da matéria a ponto de bater um dez.

Abraços!