segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Folhas humanas

 
Reedição do texto de 31-10-2013.

(A capacidade humana para entender seres humanos deve ir além do egoísmo narcisista.)

E como as folhas ensinam quando observadas! Outrora por entre muros, nas ruas, ou em qualquer calçada; deveras ensinam as folhas, se bem notadas.

Há tempos a natureza mostra algo simples de ser entendido, porem tão obvio que passa desapercebido. As folhas ensinam até o mais descabido. Elas mostram o espaço pelo sol que é para todas exigido em igual. No entanto, folhas não se derrubam em um progresso desmedido pessoal.

Ao contrário, folhas novas nascem sempre protegidas pelas mais velhas; estas por sua vez ocupam os lugares de que precisam. E as folhas novas também entendem sua posição, vão crescendo aos poucos e vão se adequando aos seus lugares dentro da vegetação.

Com o passar do tempo a planta cresceu; algumas folhas que já fizeram o seu papel, desprende-se do vegetal, como quem queira lhe dizer, já fiz a minha parte, auxiliei-te em minha vida, sou folha de proveito a existência tua; chega-me a hora da deiscência, és que vou me desgarrar. Folhas ensinam a quem queira observar!

As folhas humanas benditadas, são sempre verdes bonitas, nem "velhas" conseguem ficar. O processo natural de tua queda é tão celebre que: mais bela, cheia de luz, diferenciada, já dourada pelo sol recebido, está pronta para  se desgarrar e assim ter seu propósito atingido.

As folhas mais jovens vão tomando seu posto. Sabendo que a vida é um breve moço! Que todos tem o dever a auxiliar; não importa a posição da folha o sol a de lhe encontrar. Àquele que nasce a esta hora, saiba que o amanhã não será agora; basta as folhas olhar!

Como é admirável ver que até mesmo as folhas conhecem suas horas, e seus lugares. Seus afazeres, seus deveres. Suas contribuições. E sobretudo, o seu espaço ao sol!  Folhas se respeitam; isto não é formidável?

Um grande abraço a todos!

4 comentários:

Élys disse...

Linda página! A natureza tem muito a nos ensinar.
Um grande abraço,
Élys.

Luciene Rroques disse...

Élys, grata pelas palavras, tenha uma excelente semana.
Um grande abraço!

Francisco Domingues disse...

Olá, Luciene!
Passei para "ver" você. Para ser sincero, no seu texto, gostei mais do conteúdo que da forma: algumas rimas estão forçadas... Mas o conteúdo é... excelente!
Proposta: visite o meu blog "Em nome da Ciência" e deixe um comentário. Estou falando da Verdade na Bíblia. Criticamente, está claro.
Abraço cheio de Sol, como se fosse uma folha... sem idade!

Luciene Rroques disse...

Francisco Domingues, fui ao seu blog, agradeço o convite.
Obrigada pela presença e pelas palavras a mim deixadas.
tenha uma excelente semana.
Um grande abraço!