segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Mulher perspicaz

 
 
Ando um pouco entediada,
A vida para muita gente vale quase nada!
De verás, me sinto desapontada.
Em minha espécie estou envergonhada.
Tem pessoas na calçada; e, em cada novo ano, não muda nada!
 
Nasci com um defeito: não sou conformada!
As pessoas são infelizes por tão pouco ou quase nada.
Vivem do fingir na longa estrada.
E eu, fico a olhar toda essa conformação errada.
Estou muito chateada!
 
Entra ano e sai ano; eu me livro dos enganos!
E já vivo mais calada, ouço tudo e falo quase nada.
Mas o mundo, muda pouco na estrada envergada.
Estou lendo e vendo as vidas amarguradas.
Estou assim desapontada; em minha espécie envergonhada!
 
São tantas mentiras que levam a tantas estradas erradas.
São pessoas que se esquecem  de qual é a melhor jogada.
Mas, porque eu, justo eu, não nasci para ser mais uma conformada.
Olho no mundo e não me encaixo. Vejo superficialidades e não me acho!
Olho a vida até de cabeça para baixo!
 
Me pergunto se ninguém vê nada.
Sou só eu; a desvairada;
 aquela que fala a verdade e vive assim armada.
Ah, se os seres humanos se respeitassem nas entranhas!
Na garganta dos homens não entalariam as façanhas banais.
A grande maioria nesta vida cumprida, apenas desce pela estrada.
 
Alguns passarão pela vida sem deixar pegadas na calçada.
E essa é a paga por ver e não entender nada!
Eu queria entender menos; para fingir viver mais!
 Sorrir em dias de tristeza e achar violências normais.
E ainda, me valer de futilidades sociais!
Fazer falsas gentilezas. Enganar com delicadezas;
Mas, não consigo, sou um bicho de grito esquisito.
 
Aos sete anos, ganhei minha primeira arma, foi minha primeira caneta!
Era vermelha, eu dava sangue ao papel, eu lhe dava vida! 
Com ela, aprendi a atirar palavras.
 E com o tempo me coloquei a olhar o mundo por uma luneta de silêncio.
Observar virou esporte.
Falhar virou calvário! E acertar nunca foi sorte.
Sorrir só com sinceridade, e para tudo, passei a usar a verdade.
Os contos de fada; uma maldade, ainda criança, e eu, já lia as suas verdades!
 
Como grande parte dos humanos se vale do egoísmo maléfico e sagaz!
 Fui ficando cada vez pior.
Comecei a respeitar as pessoas e buscar respeito nelas.
Procurei observar até mesmo a minha sombra.
Adotei o respeito como a única palavra de valor em mim.
Fui me tornando diferente, deixando de ser igual a maioria de toda gente!
 
E agora, é que percebo o quanto sou estranha, querer beleza tamanha; respeito na minha espécie.
 Querer o impossível, querer respeito humano e verdades tamanhas vindas de todas as entranhas sociais. Querer que gente haja como bicho, respeitando a vida de um modo geral. Se dar o valor de ser um Ser Humano!
 
Ah, minha maior carência, ser esse predador mortal, um humano animal.
Um bicho com raciocínio letal, o único destruidor dentro da cadeia geral.
Meu maior desejo era ser irracional, para usar o instinto não fatal.
Ser um bicho como qualquer um outro.
Não ser um humano fútil e "racional".
 
Ando um pouco entediada,
Já leio a vida em qualquer livro e não me acrescentam quase nada!
Um caminho tão simples que passa desapercebido em muitas estradas.
Deixa assim, milhões de pessoas arruinadas, amarguradas e desesperadas.
A vida é complexa cheia de fios e  os abstratos que cegam as muitas jornadas.
Me desvio; e me envio; ligada ao fio; faço os dias bem mais frio!
E me respondo as incertezas de minha plena incerteza da certeza!
Os homens seriam bem mais felizes se soubessem...
 
E assim, termino esse escrito na leveza, em palavras duras com certeza!
Pois é assim, natural de mim as verdades e as clarezas
Não é do meu feitio tanta delicadeza!
Estou entediada com a vida a doer, sem acrescentar nada me ponho a pensar e entender.
Hoje sei que, saber menos é poder fingir mais!
É ser capaz de se aceitar como bichos sociais.
Uma pena: descobri isto tarde demais!
Não sei fingir sagaz!
Leio a vida demais!
 
 
 
Luciene Rroques  05-04-2014
Um grande abraço a todos!

14 comentários:

Unknown disse...

Bom dia
Nós somos seres insatisfeitos porque buscamos um mundo melhor mais justo e mais perfeito para todos.
A nossa felicidade depende da felicidade dos que vivem connosco.

O fim de cada ano nunca é o fim das desigualdades nem da malícia dos homens. Uns querem tudo e outros não lutam por nada.

Gostei deste tema.

Luciene Rroques disse...

Luiz R. Gostei das tuas ponderações. Obrigada pela análise do escrito.
Tenha uma excelente semana.
Um grande abraço!

Bell disse...

oi Lu


Vc sabe que o primeiro passo para seguir em frente e vencer é vencer o conformismo.
Não adianta começar um novo ano, se vc não muda a forma de ver a vida. Pq todos os dias serão iguais,somente vc tem o poder de mudar algo.

bjokas =)

Luciene Rroques disse...

Ola Bell, agradeço a analise menina! Boas palavras as tuas!
Tenha uma excelente semana.
Um grande abraço!

Unknown disse...

...ciao cara Luciene, io ho sempre sostenuto che la filosofia sia sorretta dal pensiero razionale, quando l'amore invece, sia emanazione dell'istinto irrazionale...un abbraccio...

Unknown disse...

...cara Luciene, una bella dissertazione sulla vita dell'uomo e il tuo pensare sul contesto attuale che fa sempre riflettere e che io condivido; se il destino non mi avesse concesso l'amore per la donna, la sola bellezza possibile, e per la poesia, unica sorgente per apprezzare le cose buone della vita, forse sarei caduto dannato in preda alla pazzia...la tua penna è meravigliosa...ti auguro un 2014 colmo di profonde emozioni..abbraccio cara amica...

Unknown disse...

...cara Luciene, una bella dissertazione sulla vita dell'uomo e il tuo pensare sul contesto attuale che fa sempre riflettere e che io condivido; se il destino non mi avesse concesso l'amore per la donna, la sola bellezza possibile, e per la poesia, unica sorgente per apprezzare le cose buone della vita, forse sarei caduto dannato in preda alla pazzia...la tua penna è meravigliosa...ti auguro un 2014 colmo di profonde emozioni..abbraccio cara amica...

Claudio Chamun disse...

Lindo poema, triste realidade.

Luciene Rroques disse...

Ola Sergio C. é verdade o que dissestes, por isso meus diálogos foram feitos à luz do pensamento filosóficos e os dividi de acordo com o tempo. Entre os pré-socráticos e os pós socráticos. Tenho vários postarei alguns dos outros também.
Um abraço!

Luciene Rroques disse...

Concordo. Eu também prefiro a caneta. Tenha uma semana excelente.
Um grande abraço!

Luciene Rroques disse...

Claudio C. agradeço as palavras. Tenha uma excelente semana.
Um grande abraço!

Luciene Rroques disse...

Sergio C. agradeço as generosas palavras.
Você me fez lembrar de um professor que dizia:" as mulheres existem para que os homens possam nascer mais e aprender a morrer menos" prof. Jorge. Um grande mestre que tive no colegial.
Um grande abraço!

Eloah disse...

Luciene vim agradecer tua presença no meu Blog e conhecer o teu.Fiquei encantada.Voltarei mais vezes.Já me instalei.Forte abraço Eloah

comprar seguidores instagram disse...

muito bom o blog, adorei!