segunda-feira, 19 de março de 2012

Odiar equivale a ignorância

Todo ser vivo é capaz de razão. Desconhecer o instinto é ser passível de erro quanto a razão universal. Tudo que de uma forma ou de outra, vive; tem razão. Egoisticamente distribui-se a vida em racionais e não racionais, porém, desconhecer a razão é tornar-se irracional, mesmo que se faça parte do grupo do raciocínio. Quanta hipocrisia existe nas palavras abstratas, muitas sem nenhuma razão de ser. O vocábulo odiar, traz em si a singularidade de um instinto primitivo: a pura sobrevivência. Nenhum ser vivo é capaz de odiar se sobrevive por si mesmo. Em meu particular, sinto que torno-me incapaz de odiar qualquer ser vivente. Hoje menos que amanhã, e mais que ontem, noto que me torno a cada dia mais incapaz de odiar. Vocábulos abstratos jamais me seduziram, acho que nasci neutra, assim como a ciência, tornei-me sociável, e agora deixo de ser ignorante compreendendo sempre os meus instintos.

6 comentários:

Adriano disse...

Bom dia Luciene!

Grato pelas visitas ao blog!

É verdade! dois sentimentos

que juntos destroem o Homem!

òtimo post! boa semana!

Adriano.

Célia Gil disse...

Excelente reflexão! Concordo inteiramente! Bjs

Bento Sales disse...

Olá, amiga Luciene!
Possuímos razão e instinto, mas esses dons, como você bem relata, não são antípodas, pois não há quem seja exclusivamente racional ou instintivos. Nossas ações ora são comandadas pelo instinto, ora pela razão.
Embora considero o homem nais instintivo que do racional.

sábio texto.

Abraços do amigo de sempre!

Luciene Rroques disse...

Adriano:

Prof.Celia G.:

Prof. Bento;

Agradeço a interação de vocês, pois escrever tem sentido quando acrescentamos aos escritos as opiniões de outros; muito grata a vocês sempre.

Um grande abraço!

RUBEN ALFONSO disse...

Concordo plenamente com a sua excelente definição. O ódio é como um buraco negro que engole e devora tudo, destruindo a humanidade que nos resta.
Lamento profundamente em meu coração que é assim, porque como você diz, isso não é a sobrevivência. Ruben cumprimentos

Luciene Rroques disse...

Evanir;

Ruben S.

Quero agradecer a presença de vocês e a interação. Sejam sempre bem vindos,desculpe a falta de tempo.
Um grande abraço!