segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Galhos humanos

As árvores são seres vivos inteligentes em termos de convivencia já notaram? parece estranho mas é verdade. Mesmo que seus galhos se aproximem elas usam a "sabedoria" de que dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço, procurando crescer seus galhos nas direções que menos afetem-se; com isto se respeitam e crescem para outro lado deixando de incomodar a sua visinha, note que aquela árvore que insiste em se aproximar demasiada da outra, deixa de cuidar de seus próprios galhos, perde chance de melhor fotossintese ao sol, e com isso se tornam menores menos desenvolvidas.









A integração entre o homem e sua espécie seria perfeita se não houvesse a razão (galhos humanos) para promover o auto flagelo da certeza hipócrita humana; a mim parece bem mais que incerta a visão de todas as relações humanas. Somos compostos por falhas não há como negar, há palavras que só existem para humanos como por exemplo arrogância.




Mesmo assim, dosemos o equilíbrio desajustado do bicho gente e vejamos os seus próprios reflexos. A capacidade humana de convivência é algo fantástico se analisamos a ficção disto; complexo até certo ponto, mas nada complicado de se entender. Esta semana estive pesquisando alguns conceitos e me encanta ver o quanto somos seres dotados de inteligência comportamental embora na forma falida da tal capacidade.








Uma revista chamou-me a escrever um pequeno artigo sobre o assunto, mas me encontro sem tempo para fazer algo "decente" por isto agradeci e mais uma vez agradeço ao senhor Muro L. o convite, fica para a próxima vez. Mas mesmo assim fui revisar o assunto a mim sugerido e dispus-me de materiais que trago anotado e lancei mão até mesmo de pesquisas que nunca conclui e nem as pretendo concluir jamais! há padrões comportamentais tão típicos, que se tornam irrelevantes seu estudo, pois pouco acrescentam.

A humanidade não é assunto pra fim de linha, conclusões; mas sim para a filosofia analisar os seus ritos os seus mitos, suas "loucuras" insociáveis e mais ainda, as suas confusões existenciais despersonalizadas de humanismo; pautada puramente no egocentrismo e narcisismo.





Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons! Esta frase pertence ao ilustre Sigmund Freud ; um homem brilhante; que para mim em particular, foi o melhor escritor do comportamento humano individualizado, não desmereço os outros grandes mestres jamais, mas Freud mostrou a loucura do comportamento "humano insocial individual" de uma forma indispensável para qualquer pesquisador comportamental.






A inteligência que expressamos ao analisarmos determinadas situação, trás na maioria das vezes soluções complexas para as problemáticas comportamentais humanas, mas o fato mais intrigante de se assumir como humano e com falhas; embora inteligente comportamental, não é se entender, mas ver que outros tentam se entender olhando espelhos que não são seus, tentando neles se reflectir.






Neste caso o reflexo se torna impossível, pois somos seres únicos; e se aceitar como falho e mortal e o mesmo que se assimilar a um fracassado; logo tentar ser o mais sociável não é virtude, mas auto-controle animal, ser auto-crítico é um passo a frente na batalha que se trava consigo próprio ao exigir do mundo o seu próprio molde. Aquele animal humano capaz de se colocar nos piores lugares dentro da vida, se ver dentro daquilo que mais consome a mente humana; entende as piores loucuras a sua volta, mesmo que já nem busque entende-las, chega ao ponto final da questão humana falida, o auto controle.






Buscar entender o outro não consiste em buscar as respostas naquilo que vemos, mas sim em ter as certezas de tudo aquilo que nem precisamos ver ou ouvir pois o que é simplesmente se reflecte no espelho da sabedoria. Buscar a si próprio é a dádiva do auto-controle humano. Vejamos um exemplo: Aquele que fala sobre religião e impõe o teu próprio Deus a outrem, o que ele está a fazer? vejamos: ele impõe si próprio até mesmo acima de um Deus, pois o Deus no qual ele não crer, para ele não existe e para os demais não deve também existir. A mente egocentrica humana é o retrato do bicho homem sem razão. Se eu fosse dividir os seres humanos: eu dividiria entre aqueles que se aceitam, e aqueles que se suportam!






Um abraçço a todos.

11 comentários:

Bento Sales disse...

Luciene, que ensaio espetacular sobre o comportamento humano! Também acho que se o homem usasse a sabedoria da natureza, seríamos muito mais sociável e humanos.

Parabéns pela sabedoria!

Abraços do amigo de sempre!

Rui Pires - Olhar d'Ouro disse...

O problema é que existem "galhos humanos" que são um verdadeiro presente envenenado! ... e contamina outros!...
Belo post Luciene!

Edum@nes disse...

Boa tarde amiga Luciene
Somas filhos da natureza
Mas, a mim me parece
Que você com mais certeza
Da maneira como fala dela
Que a natureza bem conhece.
Comento o que li,
Em seu artigo na defesa
Não destruamos a natureza
Como escreve a Luciene
Uma árvore respeita a outra
Só o homem respeitar não quer
Porque tem mão marota!
Até uma árvore a outra obedece
Seu lugar sabe ocupar
Mas o homem se esquece
Do bem praticar
Cortas as árvores mais empobrece
Disso ele não quer saber
O futuro desconhecer
Pensa que só ele tem o direito de viver.

Parabéns amiga por ser inteligente e a natureza defender.
Por isso fico contente
Venho aqui, lhe, agradecer.

Desejo um bom dia para você,
Um abraço
Eduardo.

Luciene Rroques disse...

Prof Bento, agradeço as palavras. Olha tentei lhe agradecer em sua página mas não estou consegiuindo postar o comentario lá. Está com algum problema a sua página?
Um abraço.

Med disse...

Luciene quero antes de mais nada dizer que o respeito que tenho pelo seu trabalho se assemelha ao respeito acima descrito pelos colegas,concordo com eles es muito sábia. Embora eu tenha uma profunda admiração, e eu diria até mesmo platonica pela sua forma única de ver o mundo e as pessoas, somente agora lendo um de seus textos no livro pequenas histórias grandes emoções, foi que me dei conta do quanto tens uma forma única, peculiar de descrever o homem e seus comportamentos. Leio sempre tudo que escreve e cada vez que leio tenho uma única certeza: a de que você tem uma mente brilhante num olhar específico deste nosso mundo e seus integrantes. Parabéns pela maestria sobre a vida. Acho que também sou onça, macho claro, mas me assemelho bem mais a este grupo, estive pensando nisso.
Bejos com respeito claro!

Luciene Rroques disse...

Prof Jean é um prazer falar com o senhor, a mim me sinto horada pelas suas palavras, e agradeço o que disses, recebi o seu texto e li, muito bem coloada as palavras e sua história, tens toda a minha liberação para ler meus textos e pensar os seus, sem problemas. Ser onça não é facil professor, pois em mundo humano quem não for falso e hipocrita é no mínimo louco; logo bem vindo ao clube, mas não é apenas o senhor que se identifica tenho outros humanos onças os quais consigo a nobreza da convivencia pautada no respeito dos animais sem razão. Seria estes mesmo sem razão. Nunca vi onça soberba tecendo mesquinharias de nenhuma espécie. Prefiro ser onça.
Um abraço.

ValeriaC disse...

Oi Lu, achei super legal seu texto...um exemplo perfeito, as arvores...quem dera o ser humano prestasse mais atenção na natureza e aprendesse a agir de um modo mais verdadeiramente humano, digno de quem deveria ter mais inteligencia emcoional e aplicá-la na vida.
Beijinhos...
Valéria

Luciene Rroques disse...

Quem dera Valéria a inteligencia humana captasse a metade do que a natureza enssina, saberiamos viver em sabedoria plena.
Um abraço.

Luciene Rroques disse...

A natureza ensina, mas quantos notam? os números de violência, as má querencias humanas mostram o contrário. Somos imperfeitos e não olhamos para o lado a fim de melhorar-mos.

Adriano disse...

Olá Luciene!
Suas palavras são perfeitas,
uma comparação tão profunda e conciente, sobre a Natureza que com certeza tem um respeito enorme por éla mesmo, e tudo que a envolve!
Nós homens, poderíamos ser náo igual a éla mais que um pouquinho!

Sobre o bonsai de Figo,
tenho um em minha sala e está lindo em breve vou mostrar o resultado.
Tenho quase certeza que se Vc
resolver adquirir um vai gostar muito! e quero ver ele tá!
tudo de bom pra ti!

Adriano.

Engenholiterarte disse...

Olá querida Lu!!! Sim, você tem toda razão. Se realmente seguíssemos os primeiros ensinamentos da Natureza, não haveriam desequilíbrios que fossem tão danosos quanto os que nós provocamos com o nosso falso senso de "civilização".
Lindo texto! Beijos!