domingo, 16 de março de 2014

Escutar normalmente é para todos, já ouvir é individual.


 
O homem ouvi o que escuta?
 
Homens inteligentes não falam sem conhecimento de causa; e muito menos escutam o que não lhes servem; homens capacitados vêem sem enxergar. Os sentidos humanos vão além da mera capacidade que se aprende na escola.
 
A ciência já demostrou mais sentidos do que se possa imaginar, porém são estudos da ciência e não os trataremos neste texto. No entanto, já abordado em livros científicos é mostrados ao mundo os principiais sentindos são de conhecimento público, e a grande maioria das pessoas os encaram como se fossem os únicos sentidos da maquina humana. Tato, Olfato, Paladar, Visão e Audição. Alguns mais audaciosos falam do sexto sentido, mas  raros são estes. Tais sentidos  humanos são básicos e não únicos, mas, isso já é outra história!
 
Neste texto a enfase é aplicada no sentido da audição;  este é um sentido importante, mas se aliado ao comportamento, percebe-se que poucos ouvem o que escutam. A palavra ouvir segundo o dicionário Aurélio de língua portuguesa quer dizer: ouvir = perceber, entender; já a palavra escutar é o mesmo que: escutar = tornar-se ou estar atento para ouvir. A sutileza entre uma palavra e outra faz por inúmeras das vezes os homens acreditarem que ouviu, enquanto que, na verdade, apenas escutou.
 
Os sentidos do corpo humano são perfeitos quando se sabe a diferença sutil entre: o que poderia ser, ou, o que deva ser; ou ainda, o que realmente seja! Entender algo ( entre ouvir e escutar)  não é simples é bem complexo mesmo que simples pareça; pois depende dos sentidos e comportamentos empregados na forma adequada para cada item.
 
Ouvir é uma arte lapidada, escutar é um sentido o qual normalmente já se nasce com ele. A criança de um mês de idade escuta a mãe falar porta; no entanto, ela só irá ouvir a palavra porta quando puder perceber e entender o que siguinifica a palavra  porta. Esta sutileza na diferença entre algo que se completa, é tão pequena que levam a um comportamento  em massa no que diz respeito a apenas  escutar e nunca ouve-se o que é dito.
 
Dentro das relações humanas o homem está fadado a entender e perceber o que realmente acontece somente quando for treinado para localizar detalhes e interpreta-los de forma singular dentro de seu próprio comportamento. Do contrário, até mesmo frases simples em um dialogo qualquer, pode ser interpretada de forma errónea. Ouvir é ato que se associa ao comportamento do individuo; dai surgiu a frase: "Ele ou ela só escuta o que quer" . Na verdade, escutar todos escutam; mas ouvir, faz parte do caráter comportamental de cada um. O homem treinado a ouvir pode escutar mil palavras ruins que estas não lhe servirão como apoio para absolutamente nada.
 
Já aquele que treina seus ouvidos a escutar e ouvir, saberá distinguir perfeitamente aquilo que se escuta do que se ouve. Para ilustrar a discussão, um exemplo: A esposa fala para o marido: _ Traga pães e leite! Ele escuta, vai a padaria e traz pães. O leite ele não traz, pois ele não toma leite. Escutar ele escutou, mas ouvir no sentido comportamental, ele não ouviu absolutamente nada sobre a palavra leite.
 
É preciso escutar sempre, ouvir pouco, e falar menos ainda; pois, quanto menos se fala, mais silêncio se tem para que se possa ouvir a voz que está dentro de si mesmo. Pessoas que apenas escutam se tornam mecânicas, as outras que apenas ouvem se tornam revoltadas; aquelas que muito falam se tornam inconvenientes. Já os seres humanos que regram seus ouvidos, treinam a sua maquina humana a falar menos bobagens, e assim, ser  mais útil a um maior número de pessoas possíveis. Pessoas que ouvem podem auxialiar as pessoas que apenas escutam, mas para ouvir é preciso nada dizer.
 
Um grande abraço a todos!

5 comentários:

chica disse...

Aplaudindo daqui! Lindo, verdadeiro teu texto! Há quem saiba escutar, porém, não ouve de verdade. Como se nossa voz fosse apenas um zumzumzum...

Saber ouvir realmente é uma arte!

beijos,tudo de bom,chica

PROFESSORA LOURDES DUARTE disse...

Olá amiga!
Vim fazer uma visita, desculpe a demora para aparecer estive sem net, estava com o moldem do celular, não dava para visitar os blogs, desculpe a demora. Espero não ter mais problema o provedor da minha cidade.
parabéns pela postagem, sábio texto, uma grande lição.


A vida é uma passagem
De momentos vividos...
Onde realizaremos uma viagem
A um lugar que por
Deus seremos dirigidos”.
Fiquem com Deus, que seu Domingo seja abençoado e que o início de semana feliz e que seus desejos sejam realizados.
Abraços da amiga Lourdes Duarte
http://professoralourdesduarte.blogspot.com.br/
http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/

Ivone disse...

Belo texto que faz muitas pessoas tentarem entender o que é ouvir, escutar e perceber, pois é, percepção das coisas é treino, nem todas as pessoas se dão ao trabalho de treinar a poder um dia a perceber!
Quem ouve aprende!
Abraços minha amiga, tenhas um lindo dia!

rosanna gazzaniga blogger disse...

Come è vero! Troppe persone non ascoltano e nemmeno percepiscono le sfumature del linguaggio...e si lamentano di essere soli. Una solitudine creata proprio da loro!Grazie per questa intensa riflessione, e buona serata Luciene.

ARTESÃO: CLÁUDIO LUCENA disse...

Bom
Estando Eu Aqui em Seu Espaço
Assim Deixo Meu Alô ... ... ...
Um Bom Conselho ééé Não Esquecer
Tudo Que aaa Esposa Pedir Pra Trazer
Pior Ainda ooo Leite Esquecer
Dependendo do Momento ééé Sofrimento Viver
Assim Posso Dizer eee Nem Aqui Descrever Uma Cena ou Mais Cenas
Que Poderá Acontecer
Segundo Esse Proceder de Esquecer ooo Leite
Risosss
Trabalheira Terá Ele ooo Marido
Depois Pra Uma Conquista Fazer
Uma Esposa Aborrecida Nem ééé Bom
Assim Pensar Nos Danos ooo Avaliar
Bom
Diz aaa Palavra Sempre se Apto no Ouvir
Tardio no Falar ... ... ...
Assim Deve Ser Nosso Comportar !!! !!!
Ser Tua Vida Enriquecida Na Sabedoria ... ... ...
... ... ... YHVH JIRÉ ... ... ...
Tenha ooo Meu Carinho

Shalom Pra Ti !!! !!! !!!