terça-feira, 13 de agosto de 2013

O estupro das palavras


Eis aqui a "criminosa" e procurada que escreveu:  O estupro das palavras,  há 15 anos atrás publicado 5 vezes com  pseudônimos os quais eu usava;  recentemente o texto fora republicado e comentado.
 
 
O estupro das palavras
 
O poder dentro das palavras que somente os humanos estão de posse, está por dentro de seus mais profundos significado existenciais. É inadmissível aceitar que as palavras ganhem força e morram antes de suas principais bases; ou seja, o que está por dentro delas. Ao levar em consideração o surgimentos destas bases internas das palavras; nota-se o quanto elas estão sofrendo. Elas estão fracas, solitárias, a beira da morte;  as palavras estão sendo abusadas. E a vida somente se tornará mais leve quando as palavras forem bem acariciadas, manuseadas e deliciadas por seletos degustadores da alma.
 
As palavras não têm força alguma se não atingirem o que há de mais intrisseco dentro do homem. Incoerrente é aquele que use sérias e frágeis palavras sem tê-las. O abuso das palavras tornou-se tão banal que palavras são estupradas todos os dias por qualquer pensamento mortal; por qualquer oral, palavras são mutiladas,  humilhadas de significados. São devastadas em um mal desigual; pobrezinhas das palavras se tornam somente  vítimas, fracasadas, cansadas e sem alma.
 
Feliz da palavra menos usada por seres humanos. Feliz dos sentidos que não enxergam as piores palavras, aquelas sofridas de abuso de gente! As palavras sofrem em suas almas. Palavras têm almas, mas somente até o momento em que são ditas em seu significado; pois após perderem suas almas se tornam apenas mais uma palavra estuprada pela humanidade. As palavras mais importantes estão presas na estante do pensamento e poucos ousam lhe entender a alma. Cervantes, usufruiu aos instantes as mais titubeantes palavras! E hoje é assim que vivem as palavras, despidas de suas almas: nuas, nas sarjetas, pelegrinam vagas em qualquer lugar, palavras estão morrendo e ninguém está a notar!
 
As palavras perdem a calma, pois palavras estupradas já sobrevivem sem alma. E  o coração de cada palavra se cala no mais profundo silêncio da insignificância, pois é na palavra que mora o pensamento humano. É a palavra a única capaz de promover o tão esperado batimento cardíaco da alma. Palavras estão a beira da morte, infartadas de seus significados. É triste ver tantas lindas e importantes palavras sendo estupradas todos os dias por significados vulgares, insensíveis, incapazes de compreender a maior felicidade de uma palavra: ser entendida na alma daquele que a possui. As palavras precisam de significado real ou deixam de viver; as palavras estão a padecer. Salve as palavras!
 
Agradecimentos ao Jornal.
 Bruna S. obrigada pelas palavras sobre mim na sua coluna.
 
Um grande abraço a todos! 
 

7 comentários:

Unknown disse...

Também poderíamos dizer que as palavras são sombras que nos abraçam, nos cegam, nos amam e nos repudiam...

chica disse...

Lindo texto e salve as palavras mesmo! Elas sofrem abusos,rs beijos,chica

Anônimo disse...

Como decía mi escritor favorito, Quevedo:
"Las palabras son como monedas, que una vale por muchas como muchas no valen por una".
Muy buen Post.
Abraços e beijos.

Arnaldo Leles disse...

Que trabalho bem feito Luciene!
Permita-me responder com um poema?



Palavras não são copos descartáveis.
Nem simples riscos de tinta azul
de minha “bic”.

São lágrimas ebâneas
como outrora,
como gotas de nanquim.

...Não lágrimas de pena
de ti ou de mim.
São lágrimas de luto
Pelo mundo,
Pelo fim.







Abraço poetisa!

Fernando Santos (Chana) disse...

Belo texto...Espectacular....
Cumprimentos

J Araújo disse...

Parabéns Luciene, uma bela crônica sobre as palavras, com certeza, a cada dia as palavras são distorcidas, palavras que dependendo da colocação pode destruir vidas.
Ah, obrigado pela visita e comentário e, volte sempre que puder.

Bj

PROFESSORA LOURDES DUARTE disse...

Olá amiga, hoje passei para fazer uma visita especial, deixar esta borboletinha e lembrar que muitas vezes é necessário passar por uma metamorfose como as borboletas para nos renovar a cada dia.
_________*___*___*__*_______******
__________*___*__*________**::::::::**
______________*__*_______**::::::::::**
_______________*__*_____**:::::::::::**
________________*__*___*:::::::::::::**
_________________*_*__*::::::::::::::**
_____**********____##*::::::::::::**
___**:::::::::::::::::::* ^^*::::****::::**
__**:::::::::::::::::::::*^^^**:::::::::::::**
___**:::::::::::::::::****^^^*:::::::::::::**
_____**:::::::::::**:::::::*^^*:::::::::::**
__________****:::::::::::::*^*********
____________**:::::::::::**>>>>>>>>
___________**::::::::**<<<<<<<<<<<<<<<<
____________******"::::::::::::::::::::::::::::::::::
____________******"A melhor alegria da vida é
saber que nunca estamos só, que a cada
momento renascemos para a vida e em
cada renascer brota a alegria de saber que
existem pessoas amigas, que mesmo distantes,do outro lado da telinha tem em seu coração um toque de amizade e que não medem distância para se fazer presente em nossas vidas.
Obrigada por seguir meu blog e fazer parte dos 732 seguidores, que considero de amigos(as), pois em cada visita, além dos comentários reflexivos, deixam uma palavra de carinho e até mesmo de preocupação quando por algum motivo demoro nas visitas. Você é muito especial na minha vida.
Um abençoado domingo e um início de semana com muita luz e paz. Bjuss
Lourdes Duarte