sábado, 17 de dezembro de 2011

Encantamento



Dentre todos os mortais sentimentos este é um palpável à mente e a razão; falo do encantamento. Aquele sentir devoto de observação real, e eterna a algum assunto, objecto, credo, mito etc..., trata-se de um policiamento ostensivo da humana sensibilidade. O encantamento cabe a qualquer humano vivente, mesmo que o encantado seja apenas uma visão particular e solitária é possível se encantar. Ficando mais claro declamo aos mestres de um encantamento particular, o meu encantar eterno pela capacidade da espécie incapaz de se entender, nos floridos exemplares de eternos que já se foram, sou necrófila no sentir; Ah, Álvares de Azevedo o que dirias da visão que tenho dos sentimentos humanos?



Encanta-me; os homens, animais humanos de si.



Encanta-me tal homem da Leda e o Cisne.




Encanta-me Dante meu eterno gd a quem mando flores.



Diante da vida que brilha em nuvens sempre apagadas,



Encanta-me Ulisses em sua chegada.



Teceria-lhe, mil fios de noite, para os sonhos entender ao dormir.



Encanta-me as falhas e tantas a eles diria;



Bravos humanos da sabedoria, só Mendel, nos tais dias.



Seria injusta se eu não dissesse a minha preferência se noite ou dia, Simão Bacamarte! Encanta-me o arte!

A guerra, já humana fria; encanta-me Machado, todos os dias.

Em dias, por todos os dias, na gloria ou na espia; encanta-me só os homens que fizeram história. Vejo que sou, necrófila de encantamentos, desprezo momentos, e Clarice há de concordar! Encanta me tal homem da Leda e o Cisne.


Os sábios da construção humana, não importa se homens, são sempre homens; Selma Lagerlof há de discordar? Encanta-me Einstein. Em arbustos inertes fica a vã filosofia, em tempos modernos, em mim água fria. Faltam aos homens motivos para pensar. O sexo em si não importa, pois homens: são todos os viventes da espécie de Wistawa Szymborska. Jean Sartre há de concordar!



Encanta-me os homens que elevam a si, além dos hormônios morais; Encanta-me o homem da Leda e o Cisne, encanta-me Willian com seus cabelos soltos, cobrindo-lhe o que mais admiro, a mente brilhante, não me importo se é Sheiksper ou Butler Yeats, encanta-me os homens que dominam a si. Encanta-me a vida que apenas senti!


Se encantem quando puderem, pois a ficção do encantamento é real, e está é a porta para um dialogo íntimo que poucos são capazes de fazer. Os grandes homens da história levam consigo todo meu respeito, em uma odisseia que observo no mundo que descrevo; e com toda certeza dominam meu encantamento, e o levam consigo. Encanta-me os homens, sem olhar-lhes o género, sem ficção, simplesmente em espécie da pura razão! Encanta-me o homem!


Um abraço a todos!










15 comentários:

Ronperlim disse...

Encantar-se pelo fazer humano é belo, mesmo onde há pouco reflexão e mais encantamento há quando nele se põe compreensão.

As palavras "Encanta-me; os homens, animais humanos de si" é de uma amável e doce encantamento.

O texto necessita de um análise mais profunda para um comentário apropriado.

Abraço!

Ronperlim disse...

Eu a convido para participar do blog http://indigitar.blogspot.com/. O objetivo desse blog é a divulgação de escritores blogueiros.

Favor enviar uma nota biográfica com foto e uma descrição do blog para ronperlim@bol.com.br.

Acesse o indigitar e veja os escritores que aderiram ao blog.

Abraço!

Terê. disse...

Encanto-me sempre que venho aqui, com tanto saber, em minha pequenez de pessoa humana,admiro a sua avaliação sobre o humano, feliz natal linda, bjus tere.

Valquíria Calado disse...

Ando distante, mas conservo no coração o carinho aos irmãos.
Peço desculpa por deixar uma mensagem pronta, mas correndo
não daria tempo de visitar a todos.
Antecipo-me e abraçar e desejar bençãos de prosperidade, amor e muita comunhão.
♥FELIZ FESTIVIDADES DE FIM DE ANO!
‎|..|..|..|..|..|..|...★
..|..|..|..|..|..|.★¶¶★
..|..|..|..|..|..|.★¶¶★
..|..|..|..|..|..|★¶¶¶¶★
..|..|..|..|..|.★¶¶¶¶¶¶★
★¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶€¶€¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶★
..|★¶¶¶¶€€€€€€€€€€€€€€¶¶¶¶★
..|..|★¶¶¶¶€€€€€€€€€€¶¶¶¶★
..|..|..|.★¶¶¶¶€€€€€€¶¶¶¶★
..|..|.★¶¶¶¶€€€€€€€€€€¶¶¶¶★
..|.★¶¶¶¶€€€€€€€€€€€€€¶¶¶¶★
★¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶€¶€¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶★
..|..|..|..|..|.★¶¶¶¶¶¶★
..|..|..|..|..|..|★¶¶¶¶★
..|..|..|..|..|..|.★¶¶★
..|..|..|..|..|..|..|.★
..|..|..|..|..|..|..|..|
..|..|..|..|..|..|..|..|
..|..|..|..|..|..|..|..|
..|..|..|..|..|..|..|..|
..|..|..|..|..|..|..|..|
..|..|..|..|..|..|..|..|
..|..|..|..|..|..|..⋱⋮⋰
..|..|..|..|..|..|..⋯★⋯
..|..|..|..|..|..⋱⋮⋰
..|..|..|..|..|..⋯★⋯
..|..|..|..|..⋱⋮⋰
..|..|..|..|..⋯★⋯
..|..|..|..⋱⋮⋰
..|..|..|..⋯★⋯
..|..|..⋱⋮⋰
..|..|..⋯★⋯
..|..⋱⋮⋰
.
Estrela de Natal

Ah, se eu pudesse,
Tocar a estrela mais brilhante
Ainda que fosse a mais distante,
Que em todo o céu resplandece

Se eu a tivesse em minhas mãos agora,
Eu a colocaria no topo da árvore decorada
Para que, alegre, cintilasse na madrugada,
E despertasse satisfeita nos braços da aurora

Se pudesse, sozinha, representar o Natal,
Eu a rechearia de puro amor e eterna paixão,
E se em seus ombros carregasse o perdão
Faria do mundo um lugar especial

Mas hoje eu descobri onde está esse lindo cometa
Que não pode ser nem levemente tocado
Que pelas mãos do Criador foi abençoado
E que vive no mais belo dos planetas

Esta estrela intensa de magia natalina,
Encontra-se bem ao fundo do mais sensível coração
E com o amor que une irmão a irmão
É a mais bela prova de uma graça divina.
Autoria: Helen Bampi

Célia Gil disse...

Maravilhosos encantamentos! Gostei das escolhas! Bjs e um lindo Domingo!

Luciene Rroques disse...

Romperlin, agradeço as gentis palavras e o convite. Muito obrigada.
Um abraço!

Luciene Rroques disse...

Terê fico sem palavras para te agradecer por todos este tempo que você me presenteia com suas palavras.

Luciene Rroques disse...

Valquiria O. Calado: Eu agradeço a presença e emails.
Um abraço!

Luciene Rroques disse...

Prof. Celia G. é sempre um prazer falar contigo, uma excelente semana para você.
Um abraço.

Adriana Antunes Polak disse...

...Suas palavras me encantaram. Amo te ler!

Aproveito para lhe desejar o melhor encanto da vida: muito amor. Amor no natal, 2012 2013... Por toda vida!

Aprendo muito "te lendo".

Bjos.

Luciene Rroques disse...

Adriana, vc sempre que encanta com seu jeito espontâneo e sempre atenciosa, saiba que aquele que aprende é aprendiz só por ser capaz de ensinar; na vida aprendemos sempre e você ensina muito quando está presente.:Boas festas e um ótimo 2012.
Um grande abraço.

Adriano disse...

Luciene!!!

O melhor presente da vida

é saber que nunca estamos sós!

Pois somos Amigos!

Boas festas e feliz Ano Novo!

DEUS ilumine sua vida sempre!

este ano foi um presente de

conhecer Amiga!

Adriano.

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Luciene
Desejo a você um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações.
Bjux

Bento Sales disse...

Olá, amiga Luciene!
As pessoas humildes, sábias,justas e intimoratas nos encantam com suas atitudes.
Faz-nos bem ter uma alguém admirável com parâmetro.
Porém, o mais importante é o auto-encantamento.

Parabéns pela versatilidade!

Desejo a você e sua família tudo bom e muita alegria neste Natal.

Abraços cordiais do amigo de sempre!

Edum@nes disse...

Boa noite amiga Luciene, estou passando para desejar Feliz Natal, para você e para sua família.
Que tudo se realize conforme seus desejos.
Na esperança de que 2012, nos possa proporcionar melhores condições de vida num futuro incerto. Contudo, não podemos baixar os abraço, à espera das falsas promessas dos políticos, que teimam arrastar as populações para estrema pobreza.

Um abraço
Eduardo.